terça-feira , 21 de novembro de 2017 - 2:12 pm
Inicio / Uncategorized / Entenda o por que a sua conexão de internet não funciona na “velocidade contratada”.

Entenda o por que a sua conexão de internet não funciona na “velocidade contratada”.

Cabo de rede

Cansado de desinformação e lendas, resolvi explicar direito como funciona o sistema de conexões de redes vendidos no Brasil e no mundo.

Há um tempo eu pesquisei e li vários relatos de pessoas que contrataram serviços de internet de 1Mb e que estavam reclamando que a taxa de download não saia da casa dos 120KBps. Além das lendas de que isso acontecia pelo simples fato de que a Anatel permitia que a prestadora de serviços liberassem apenas 10% da velocidade para os usuários.

Sabe o que realmente é isso tudo? Desinformação.

Entendam: a desculpa dos 10% foi inventada para que os usuários mais leigos parassem de reclamar do serviço que na mente deles não chega na velocidade contratada, então essa lenda se espalhou e tomou proporções enormes, e hoje em dia é motivo para os mesmos usuários leigos reclamarem que estão usando um serviço que não chega aos 100%, mesmo que chegue e eles nem usam o máximo.

Para você entender como funcionam as redes, primeiro você tem que entender a diferença entre bit e byte. Um byte é composto por 8 bits.
As conexões de rede em geral são contadas em bits, porém, os sistemas de armazenamento atuais só funcionam com o sistema de bytes, por que quanto maior a unidade métrica, é mais fácil de encontrar e armazenar (seria impossível um sistema ser rápido e funcional se fosse contado em bits).

Com base do paragrafo acima, temos uma conclusão, se a rede é medida em bits e os sistemas só reconhecem bytes, uma conexão em bits terá o seu valor dividido por 8 em um sistema de arquivos comum de bytes (1 byte= 8 bits).
Exemplo: Uma conexão de 1 Megabit funcionará como uma conexão de 128 Kbytes, ou uma conexão de 512 Kbits terá uma velocidade media de 64 Kbytes. Entendeu?

Então, as prestadora de serviços vendem conexões em Kbits e Megabits, até por que não existem conexões em Kbytes ou Megabytes, olhe no status de sua conexão, ele estará indicando em Mbps e não em MBps, e seus downloads serão feitos em KBps e não em Kbps. A diferenciação está no B maiúsculo, que representa o Byte e no b minúsculo, que representa o bit.

Qualquer dúvida, comente.

Veja também

Lista de carinhas em texto para copiar e colar nas redes sociais

Emoticon, emotion, emoji, carinha, smile ou carinha, esses desenhos em texto tem vários nomes, não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *