terça-feira , 17 de outubro de 2017 - 11:11 pm
Inicio / Dicas / Root ou Jailbreak: 5 motivos para não fazer

Root ou Jailbreak: 5 motivos para não fazer

Muitas pessoas gostam de abrir o sistema operacional para adicionar mais funcionalidades aos smartphones e tablets, existem muitas vantagens em fazer root ou jailbreak, mas assim como tudo, existe o lado negativo.

1 – Viola a garantia

Antes de fazer isso, lembre-se, a garantia não cobre esse tipo de utilização do aparelho, principalmente se você for leigo no assunto, e se algo der errado no processo, seu sistema pode corromper e você poderá perder todas as configurações e contatos salvos no aparelho, então pense bem, um serviço de recuperação do aparelho, não sai por menos de R$50,00 . Alguns podem não ter nem recuperação, se você está aí pensando que existem tutoriais na internet para emergência, na maioria dos casos há solução, mas sempre tem algum que não funciona, e esse pode ser você.

2 – Você pode ser hackeado mais facilmente

Não estou dizendo que sem o jailbreak ou root não exista essa possibilidade, mas quando você utiliza desses meios, você está abrindo uma porta para isso, principalmente se você instala coisas de lugares desconhecidos, desconfie principalmente de aplicativos que prometem adicionar funções que o aparelho não oferece por questões de hardware, como leitor de digitais e melhorar a resolução da tela, por exemplo.

3 – Incentiva a queda de produção de conteúdo para a plataforma.

Hoje é inegável que o maior repositório de aplicativos do mundo é a App Store da Apple, e esse fato não é em vão, devido a dificuldade de jailbreak e a imposição de atualizações exigidas pela empresa, os desenvolvedores acreditam que ali os seus aplicativos estarão mais seguros contra a pirataria. Eu não estou dizendo que não existe pirataria para iOS, e quando eu digo que lá é o maior repositório de aplicativos, também não estou falando especificamente de números. Mas só olhando os melhores 100 aplicativos da App Store e do Google Play, você consegue ter uma base da qualidade das lojas.
O fato do Android aceitar pirataria sem nem mesmo precisar de root, é o maior desestimulo que os desenvolvedores tem ao escolher uma plataforma para começar.

4 – A maioria dos aplicativos que precisam de jailbreak ou root são inúteis

Colocando a pirataria de lado, alguns entusiastas costumam utilizar o root ou jailbreak para personalização do aparelho, em sua grande maioria coisas inúteis, como efeitos especiais, temas e firulas que só atrapalham o desempenho do sistema. Não quer dizer que não há aplicativos bons também, eu mesmo sinto falta de alguns, como o f.lux para iOS, mas se formos contar a real utilidade de um aplicativo que necessite de um sistema aberto, não me espantaria uma lista de 100 inúteis para 1 útil.

5 – Incompatibilidade com atualizações

Com sistemas cada vez mais complexos, não é estranho que sempre hajam atualizações para os sistemas operacionais dos telefones, não é o caso para algumas fabricantes, mas sempre lançam correções, e principalmente atualizações para corrigir as brechas que possibilitavam fazer o root ou o jailbreak, é nessa hora que você deve escolher se manter atualizado ou continuar com o software modificado.
Não é sempre que saem atualizações que realmente vão te atrapalhar se você não fazer, mas uma vez ou outra saem atualizações com novidades que vão te fazer querer atualizar o aparelho.

Veja também

14 motivos para não comprar uma replica de smartphone

Não é de hoje que existem cópias de produtos, provavelmente toda a industria já sofreu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *