terça-feira , 17 de outubro de 2017 - 11:11 pm
Inicio / Explicações / Memória ROM, RAM e flash: entenda as diferenças

Memória ROM, RAM e flash: entenda as diferenças

As vezes nos deparamos com questões técnicas de nossos aparelhos e não sabemos o que significam certas siglas.
É o que acontece quando lemos sobre chips de memórias. Os três tipos de memórias mais populares são: RAM, ROM e Flash.

Memória ROM, ou read only memory (memória apenas para leitura), como o nome diz, o seu funcionamento é baseado em apenas leitura, é possível gravar informações nesse tipo de memoria, por isso não se engane achando que o proposito dela é guardar arquivos que ninguém possa apagar.
Geralmente ela é usada para armazenar dados que precisam ser apenas executados, e não alterados, em um computador por exemplo, a memoria ROM é responsável por executar as sua primeiras instruções antes de iniciar o sistema operacional, o mesmo acontece com smartphones e tablets.

Memória RAM, ou random access memory (memória de acesso aleatório), é onde o sistema operacional irá gravar as operações realizadas no momento, como programas abertos. A RAM é uma memória volátil, todos os dados nela são apagados após o desligamento, ela não serve para armazenamento de arquivos.São as memorias mais rápidas dentro de um computador, smartphone ou tablet, e quanto maior o seu tamanho, mais tarefas você poderá fazer ao mesmo tempo sem que o sistema comece a travar.

A memória flash, é aquela que possui a capacidade de receber informações e armazenar mesmo se desligada.
Ela é usada para armazenamento de dados e apaga-los, os exemplos de memoria flash mais conhecidos são os cartões de memoria e pen drives e armazenamento interno de telefones. Hoje em dia ela é popularmente usada no lugar de memorias ROM, mas os fabricantes limitam o acesso a ela para evitar perda de dados.
O exemplo mais recente desse uso que eu conheço, é o do Xbox 360, onde as versões que acompanham um HD usam memoria ROM, e a versão que vem sem HD e 4GB interno, usam memoria flash no lugar da ROM, ela é capaz de executar o software do console e armazenar os dados do jogador.

Espero ter facilitado o entendimento, qualquer dúvida é só deixar um comentário.

Veja também

Placas onboard e offboard, entenda qual é a diferença

Na hora de comprar ou montar um computador, principalmente para jogos, edição de vídeo e áudio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *