terça-feira , 21 de novembro de 2017 - 2:22 pm
Inicio / Uncategorized / RIP Steve Jobs, o homem que revolucionou o mundo digital

RIP Steve Jobs, o homem que revolucionou o mundo digital

Steve Jobs

Nascido em São Francisco, Califórnia em 24 de Fevereiro. Steve Jobs foi, talvez o responsável de você estar lendo esse post agora.

Uma morte um tanto irônica após o primeiro lançamento de um iPhone sem a sua presença. 5/10/2011, a data da morte do gênio aos seus 56 anos, que irá marcar a história do mundo.

Na década de 1970, os jovens da universidade de Berkeley Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundaram a Apple Computers, em 1974 para ser mais exato. Foi a grande revolução, onde ao lado de Woz, Jobs visionou o que seria o que temos hoje conhecidos como PC e Mac.

A ideais era simples. Computadores para pessoas comuns, mas na época era considerada perda de tempo. O que pessoas normais iriam querer com computadores?
Mas foi essa simples ideia que criou o maior mercado da atualidade e deixando a Apple com o título da empresa mais valiosa do mundo de hoje.

Mas como toda grande história, o personagem principal tem recaídas, em 1985 Jobs foi demitido da empresa que tinha dedicado e fundado. E o levantar foi a compra da Pixar, qual ficou famosa por ser pioneira em animações 3D, onde o grande sucesso Toy Story foi o primeiro de universo de possibilidades, e até hoje é referencia que pode até ser comparado com as animações atuais.
Durante a saída da empresa, Jobs fundou outra empresa de computadores, a NeXTStep, que produzia computadores e chegou a produzir um sistema operacional. A segunda empresa fundada por Jobs foi comprada pela Apple, que estava um caos, e a negociação fez com que Steve Jobs voltasse a empresa como consultor. E com a ajuda da Microsoft, Jobs reergueu a Apple e voltou a ser CEO, começando uma nova era com o lançamento dos iMacs.

Como Steve Jobs era um homem que não gostava de ficar parado no tempo, ele resolveu revolucionar o mercado de música em 2003. Eis que surge o iPod, o primeiro portátil dedicado a multimídia da Apple. Não era novidade aparelhos que reproduziam música, mas os players da época eram chatos, sem vida, sem características, e foi isso que o iPod trouxe para esse mercado.
Depois do iPod, mesmo com o grande abalo na indústria da música com o Napster, Jobs lança a iTunes Store, a loja de música online com preços acessíveis e que não faz do usuário um criminoso. E o sucesso é tanto, que hoje, depois de quase 10 anos de existência é a maior loja de música do planeta e não existe loja física ou virtual que chegue perto do sucesso do serviço.

Tem um documentário que explica muito bem a história, vale a pena assistir:

Com o mesmo ritmo de criação dos iPods, Jobs entra no mercado de celulares, em 2007, e adivinhem? Revolução, não só revolucionou a experiência com os smartphones, mas criou uma legião de fãs novos, e outra legiões de cópias. Toda empresa hoje em dia tem o seu celular parecido com o iPhone, antes do aparelho existir, tecnologias como touchscreen e aplicativos eram menosprezadas, mas foi só a empresa entrar no mercado que virou febre, e é até hoje.
Um dia antes a sua morte foi lançado o iPhone 4S, foi o primeiro lançamento de um iPhone sem Steve Jobs, e os fãs estão nomeando o iPhone 4S de “iPhone for Steve”.

A ultima carta da manga de Steve Jobs foi o iPad, que assim como o iPhone, criou a legião de cópias. Toda empresa hoje em dia tem que ter um tablet parecido com o iPad. Foi outra revolução, que ainda está evoluindo.

Ou seja, Steve Jobs revolucionou o mundo dos computadores, o mundo das animações,  o mundo dos players, o mercado de música, o mundo dos celulares e o mundo dos tablets. Além muitos outros feitos que não foram citados aqui.

Esse texto não conta tudo o que eu gostaria de escrever sobre o Steve Jobs, mas é uma pequena homenagem para o grande homem que foi, mesmo com seus defeitos, mas que não tem?

Steve Jobs, Descanse em paz.

Veja também

Lista de carinhas em texto para copiar e colar nas redes sociais

Emoticon, emotion, emoji, carinha, smile ou carinha, esses desenhos em texto tem vários nomes, não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *