terça-feira , 17 de outubro de 2017 - 11:05 pm
Inicio / Uncategorized / Apple / Não gostou do Apple Watch? Talvez ele não tenha sido feito para você

Não gostou do Apple Watch? Talvez ele não tenha sido feito para você

iPhone 6 + Apple Watch
Primeiramente gostaria de deixar bem claro que eu não estava esperando o Apple Watch, não achei ele revolucionário e muito menos pretendo comprar um.

Uma semana após o lançamento do Apple Watch, não tive muitas informações para absorver, mas acho que vale a pena falar sobre um dos assuntos do momento, o famigerado relógio da Apple.
Inicialmente eu gostaria de fazer uma pergunta: você já usou relógio de pulso?

Está sendo bastante discutindo que ele não possui nada demais dos demais concorrentes, o que eu concordo, mas em partes, existe apenas uma coisa que os concorrente não conseguiram: tornar seus relógios em joias.
Mesmo hoje em dia, o mercado de relógios, que possui uma indústria milenar, ainda tem seu valor, e convenhamos que não é um dos mais baratos. É mais que verdade que quando uma pessoa entra em uma loja para comprar um relógio, ele está comprando uma marca e um modelo que lhe agrada. A ultima coisa que decide a compra é se o relógio mostra as horas.

Design:

Agora juntamos o que foi citado acima, ao fato da Apple ter lançado 3 coleções diferentes de relógios: Apple Watch, Apple Watch Sport e Apple Watch Edition.

Sendo características do acabamento de cada um:
Apple Watch com caixa de aço inoxidável
Apple Watch Sport com caixa de alumínio anodizado
Apple Watch Edition com caixa de ouro de 18 quilates

Eles podem vir acompanhado com pulseira removíveis de couro, aço inoxidável ou fluoro elastômero.

Todas os relógios possuem dois tamanhos: 38mm e 42mm de altura

Mas porque eu estou dizendo sobre o material que ele é feito, ao invés de comparar com as especificações do mercado?
Simples, porque esses materiais, em quesito econômico, são considerados materiais nobres, materiais com uma duração grande e um valor estimado acima de grande parte de outros metais.

Eu entrei nos sites dos concorrentes, em especificações técnicas, procurei em todos os lugares, e além de não encontrar detalhes de quais materiais são feitos, reparei que nenhum deles possui pulseira removível e é muito difícil encontrar peças de reposição e locais que as trocam, tornando esteticamente descartáveis os relógios depois de um bom tempo de uso frequente no pulso.
Saiba que a maior causa de manutenção em relógios é a pulseira desgastada ou quebrada.

Hardware:

Foi anunciado que o Apple Watch possui algumas tecnologias exclusivas, a coroa de navegação, os sensores de pulsação e carregamento por indução com um cabo magnético.
Na verdade nada disso é impressionante, a coroa é uma forma interessante de navegar entre informações, mas não revolucionário, ele possui tela sensível ao toque se conecta com o iPhone para mostrar algumas informações e fazer interações, assim como os concorrentes.

Alguns disseram sentir falta de uma câmera, eu penso: isso é sério? Tirar foto com um relógio? Tipo aqueles relógios espião da China?

Ela inseriu sensores de monitoramento corporal, isso é algo muito interessante, mas o público disso acredito não ser tão grande. E com certeza isso faz parte de ter o que os concorrente já tem.

Apesar de ser poderoso pelo seu tamanho, a Apple não especificou hardware detalhadamente, não deu números (que usuários de Android adoram comparar) e nem mostrou interesse em fazer isso.

Mais uma vez: a Apple não se interessou em detalhar o hardware do dispositivo.

Software:

Não se tem muito para falar do software na minha opinião, a partir do momento em que ele se torna uma extensão do iPhone para fazer a maioria das tarefas, não acredito que seja  louvável se estender nisso, até porque isso não é um review, e o que você precisa saber, já está no site do produto.
A navegação aprimorada e alguns recursos exclusivos fazer parte do produto, mas esse não é o diferencial do produto.

Mesmo sendo uma plataforma aberta para desenvolvedores, a Apple em momento algum deu atenção para coisas como o nome do sistema operacional, ou conexões além do iPhone, com o iTunes por exemplo.
Talvez seja isso a razão de tanta gente dizer que ele não é um smartphone com cara de relógio, como os outros.

Ou seja, ela não quer um aparelho que seja vendido para um usuário que não use iPhone.

Conclusão:

Juntando os três fatos, que a Apple lançou um acessório esteticamente personalizável, e não demonstrou muito interesse em software e hardware além dos que os concorrentes já fazem.

Só podemos chegar a conclusão de que ela lançou uma marca de relógios de grife, vou deixar você pensar por si mesmo com imagens do Galaxy Gear, Moto 360 e Apple Watch e tirar suas próprias conclusões:

Galaxy Gear 2
Galaxy Gear 2

 

Moto 360
Moto 360

AplWatch-Hero-Tumble-PRINT
Apple Watch

Relembrando que somente o Apple Watch troca de pulseira, os outros possuem atualmente somente o modelo de pulseira da foto nas mesmas cores. Mas isso é questão de tempo.

E sobre a pergunta lá em cima, se você já usou relógio de pulso.
Caso tenha respondido que não usa, eu sinto lhe informar, talvez esse produto não tenha sido feito para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *