WhatsApp

Na minha opinião, esse é o aplicativo que todo usuário de celular com internet deveria usar.
O aplicativo é uma especie de sms via internet, quase como o Messenger do Facebook, mas a grande vantagem é que ele pode ser usado em várias plataformas, inclusive as mais populares como Nokia S40 e Symbian.

Além dessas duas plataformas, o aplicativo está diponivel para iPhone, Android, Blackberry e Windows Phone. O que torna bem amplo o alcance do aplicativo.

Para usar o aplicativo, basta ativar ele enviando uma mensagem SMS na sua primeira inicialização, lembrando que a mensagem será cobrada de acordo com a taxa de sua operadora. Após ativado, o único gasto que você terá será com o uso da internet, que também dependerá de como você utiliza.
Ele irá buscar em sua agenda os números que utilizam o WhatsApp e você poderá conversar com seus amigos gratuitamente pelo aplicativo. Lembrando que o amigo também deverá ter o aplicativo ativado e instalado.

Mas qual a vantagem dele sobre os demais messenger do mercado?
Basicamente eu acho ele mais direto no que faz, além da compatibilidade, para mim as vantagens sobre os mensageiros mais utilizados nos smartphones são, por exemplo, o iMessage está disponivel só para iPhone, assim com o Gtalk (nativamente) só para Android, já o Facebook Messenger além de estar disponivel em poucas plataformas, ele sempre vai bagunçar as coisas, não é muito legal misturar as conversas Facebook com as do celular, já o Windows Live Messenger e o Skype nem contam mais, além de pesados, eles não são muito funcionais.

Para fazer o download, basta entrar no link abaixo.

App Store