iPhone 2G iOS7As vezes olho para o meu iPhone 2G, que atualmente é só um peso de papel que não faz muita coisa, e penso que ele poderia ter tido uma vida útil maior. Ou simplesmente ainda ter suporte para a instalação de aplicativos.
Desde o iOS 5, a Apple abandonou as duas primeiras gerações de iPhone (2G e 3G), com suporte a novas APIS e recursos, ela simplesmente matou os aparelhos.
Mas antes que crucifiquem, ambos os aparelhos ficaram por 3 anos no mercado com um suporte que só a empresa consegue oferecer, qual nenhuma fabricante de smartphones mostrou até agora.

Já no iPhone 3GS, as coisas foram um pouco diferentes, o aparelho é atualizado até a versão do iOS 6 (3 anos de suporte), mas a Apple libera versões de aplicativos antigos compatíveis com o sistema até hoje, em uma tentativa de ainda manter “vivos” os aparelhos que ainda estão em uso. O iPhone 4 segue o mesmo caminho com o iOS 7.

O iPhone 4S é o ponto em que eu queria chegar, atualmente o aparelho funciona com suporte ao iOS 8, versão que completa os 3 anos de suporte do aparelho, mas estão rolando rumores de que ele pode ganhar mais um tempo com o iOS 9.

Segundo informações, a empresa estaria desenvolvendo uma nova maneira de “montar” o sistema, que ao invés de desenvolver o sistema de forma compatível com o aparelho mais recente e ir cortando recursos até chegar ao mais antigo, ela desenvolveria o sistema a partir do aparelho mais antigo e iria adicionando recursos de acordo com o suporte do aparelho.
O processo atual é como você fazer um bolo e ele ser muito grande para a forma, e você tem que cortar as beiradas até ele encaixar.
Um dos motivos para isso, é que o hardware dos aparelhos estão cada vez mais sofisticados, e mesmo que o aparelho fique para trás em desempenho se comparado aos mais atuais, ele ainda teria capacidade de estar no mercado.

Outro que pode ganhar mais um ano de vida é o iPad 2, que além de ser o iPad que mais vendeu até hoje, é basicamente a mesma coisa que o iPad Mini e o iPad 3 (esse conta com tela retina e o dobro de RAM) que estão completando seus 3 anos de suporte em 2015, e que se esses rumores se confirmarem, poderão ter mais um tempo de suporte.

Os aparelhos citados acima ainda possuem um certa desconfiança se realmente vão ter um suporte de vida maior, mas uma hora não terá como a Apple escapar, assim como ela ainda mantem versões do Mac de 5 anos atrás atualizadas, ela terá que dar uma sobrevida aos iDevices. Eu acredito que se não for agora, essa será a tendencia ao menos a partir do iPhone 5S.

Vamos esperar a próxima WWDC chegar para confirmar.